Cube-Interactive.png

APRESENTAÇÃO INTERATIVA VIRTUAL

O QUE É?

A apresentação interativa virtual é uma apresentação tridimensional em ambiente virtual que permite que as pessoas, além de visualizar, explorem e interajam com os assets.  

Ela pode ser desenvolvida para dispositivos de realidade virtual (que têm um grande potencial de mudar a forma como os usuários interagem com os produtos), para dispositivos mais tradicionais (desktops/laptops) e para dispositivos mobile (com integração da tecnologia de realidade aumentada).
 

POR QUE UTILIZAR?

A apresentação imersiva pode ser utilizada tanto em demonstrações para clientes, quanto no desenvolvimento de projetos ou produtos.

Benefícios da apresentação interativa virtual

As Apresentações Interativas oferecem novas possibilidades de apresentar seus produtos, criando um ambiente virtual colaborativo que permite que clientes e/ou colaboradores explorem, visualizem e interajam com  o produto de qualquer lugar que eles estejam.

Do ponto de vista de desenvolvimento de produtos, a tecnologia tridimensional permite  mudanças rápidas de projeto, facilitando a aplicação de teste e sem a necessidade de um protótipo real. Isso reduz tempo e custos de desenvolvimento, aumentando a eficácia na colocação de um produto no mercado.

Do ponto de vista de marketing e vendas, a possibilidade de interação virtual encurta distâncias, gera dados e aproxima o cliente do produto. Pode-se permitir que o cliente visualize e customize o seu produto da maneira que preferir. Com ferramentas de realidade aumentada, o cliente pode visualizar como o produto fica em sua casa ou escritório. Isso possibilita a interação com o produto e aumenta o engajamento emocional do cliente, aumentando as chances de venda.

A Apresentação Interativa Virtual também possibilita testes de produtos antes do produto ser fabricado, gerando dados valiosos na sua fase de design.

Em resumo, o Apresentação Interativa Virtual cria um ambiente de colaboração imersiva onde é possível observar detalhes com precisão, testar opções com flexibilidade e tomar decisões de maneira mais ágil e assertiva.

Eficácia da apresentação interativa virtual

A Apresentação Interativa Virtual está presente em variados setores desde de indústrias automotivas e construção civil, até varejo e serviços de educação. Alguns resultados práticos já podem ser comprovados, como:

  • redução de 60-65% no número de problemas de design (Nvidia report)

  • Diminuição de 37% no tempo para lançamento do produto (Embraer)

  • Retenção de cliente - pessoas se lembram de 20% do que ouvem, 30% do que veem e 90% do que fazem ou experienciam. 

  • 85% lembram de sua experiência de VR e a associam a um acontecimento específico

  • Engajamento emocional 27% maior e 34% mais duradouro com o conteúdo em VR

  • Elimina custo com fotografia de produto.

  • Lojas físicas que oferecem uma apresentação interativa de produtos podem aumentar seus leads qualificados em 48% 

  • Os compradores eram 44% mais propensos a adicionar um item e tinham 27% mais chances de fazer um pedido depois de interagir com ele em 3D

QUAIS INDÚSTRIAS PODEM SE APROVEITAR?

Diferentes setores e indústrias estão utilizando a apresentação interativa virtual para melhorar os seus processos de design, para engajar colaboradores, acelerar processos de tomada de decisão e para fascinar clientes com novas possibilidades de interação. A seguir, temos alguns setores onde a apresentação interativa virtual pode ser utilizada de maneira tangível:

  • Varejo

  • Construção Civil

  • Automotiva

  • Mineração

  • Medicina e saúde

  • Indústria de manufaturas
     

Polaris.PNG

*Case ilustrativo não proprietário da VisibleBits

METODOLOGIA VISIBLEBITS

ESTRATÉGIA VIRTUAL E RELEVÂNCIA

A primeira etapa do processo é definir de maneira clara o propósito e resultados desejados com a apresentação interativa. A montagem da estratégia virtual visa a garantir a relevância da experiência.   

No caso da da Apresentação Interativa Virtual, deve ser levado em consideração:

  • Objetivos e metas

  • Quantidade de assets a serem modelados

  • Nível de detalhes gráficos

  • Nível de ações programadas

  • Devices e softwares que atendem às necessidades da organização

DESENVOLVIMENTO TÉCNICO

No desenvolvimento técnico é quando fazemos toda a modelagem 3D e refinamentos dos assets que farão parte da aplicação. Terminada a etapa de modelagem, inicia-se a fase de programação das ações. A partir dos objetivos traçados na etapa de estratégia virtual e relevância, nós programamos as ações que podem ser desempenhadas dentro da aplicação, como menus interativos, forma de navegação do usuário, animações e dados a serem disponibilizados.

DESIGN E ARTE

Na fase de design e arte é quando programamos os shaders (comportamento dos materiais em real-time), escolhemos os materiais, testamos tipos de iluminação e introduzimos elementos de áudio. Essa fase é sensível para a aplicação pois, para a experiência virtual ser bem-sucedida, é necessário realismo dos elementos (polimento, porosidade, anisotropia, reflexos, etc.) e velocidade no processamento de dados. Isso garante que os movimentos dentro do espaço virtual aconteçam de forma instantânea e fluida, assim como no mundo real.

ESMERO

A última fase da nossa metodologia, o esmero, é quando analisando de maneira cuidadosa todo o trabalho desenvolvido com o objetivo de otimizar a aplicação, mapeando possíveis problemas e aprimorando a programação. O cuidado com os detalhes é algo intrínseco à VisibleBits e visa garantir a relevância da experiência final.


 

CONCLUSÃO

A Apresentação Interativa Virtual  pode trazer inúmeros benefícios para as empresas em seus processos de marketing e venda, desenvolvimento de produtos e comunicação de ideias.

Do ponto de vista de desenvolvimento de produtos, ela  reduz custos de desenvolvimento e aumenta a eficácia na colocação de um produto no mercado.

Do ponto de vista de marketing e vendas, a possibilidade de interação virtual encurta distâncias, gera dados e aproxima o cliente do produto. Isso gera um aumento do engajamento emocional do cliente com o produto, aumentando assim as chances de venda.

Caso você esteja interessado em apresentar seus produtos de maneira interativa, sinta-se à vontade para entrar em contato com o VisibleBits no e-mail contato@visiblebits.com

Para ficar atualizado sobre tendências de mercado, aplicações práticas e dados do setor, assine nossa newsletter, acompanhe nosso blog Visible Radar e nos siga em nossas redes sociais.
 

DESENVOLVA
EXPERIÊNCIAS
RELEVANTES.

SEJA VISIBLE!

Conheça nosso blog

Fique atualizado das novidades e tendências no mundo da realidade virtual, Metaverso, Digital Twins, entre outros assuntos do nosso VISIBLERADAR