
CASE
FGR JARDINS ITÁLIA
SOLUÇÃO
APLICAÇÃO
App Mobile
CLIENTE
FGR Incorporações
ANO
2020
DEVICE
Mobile IOS e Android
ESTRATÉGIA VIRTUAL E RELEVÂNCIA
App mobile para integração com dados
A estratégia virtual de desenvolvimento do app mobile interativo para a FGR Incorporações foi montada com o objetivo de melhorar a experiência de compra do usuário e a experiência de venda para o corretor. Em concordância com a FGR, escolhemos o empreendimento Jardins Itália como base para desenvolvermos o piloto do aplicativo.
Em geral, os materiais desenvolvidos para lançamento de empreendimentos como loteamentos são compostos de ilustrações e animações 3d, plantas humanizadas e maquetes físicas. Apesar de todas essas formas de apresentação agregarem valor ao empreendimento, elas trazem pouca inovação em termos de experiência e tecnologia. Além disso, não geram dados que possam ser utilizados no futuro para insights e modelagem de novas estratégias de vendas.
Para criarmos algo relevante tanto para o cliente, quando para o corretor, foi definido que desenvolveríamos um aplicativo para dispositivos mobile (iOS e Android) onde seria possível integrar as tecnologias de visualização gráfica com banco de dados selecionados pela empresa. Dessa forma, o cliente e o corretor poderiam utilizar o aplicativo seja para visualizar o empreendimento em 3d, seja para checar dados como disponibilidades de lotes, metragens e valor do imóvel. Para a FGR, o aplicativo poderia gerar dados valiosos para ajudar no processo de tomada de decisões.








DESENVOLVIMENTO TÉCNICO
Modelando os assets e programando as ações
A primeira etapa no desenvolvimento técnico é a modelagem 3D e refinamentos dos assets que farão parte da aplicação.
Modelos 3D desenvolvidos com foco em renderização para perspectivas e animações são modelos complexos e com grande quantidade de polígonos (highpoly). Isso exige uma maior capacidade de processamento gráfico dos devices. Nesse case específico, o modelo 3D precisou ser simplificado, pois o aplicativo seria desenvolvido para dispositivos mobile, que não possuem a mesma capacidade de processamento de devices com placa gráfica dedicada (GPU – graphic processing units). Assim, reduzimos a quantidade de polígonos no modelo (lowpoly) com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.
Terminada a etapa de modelagem, inicia-se a fase de programação das ações. A partir dos objetivos traçados na etapa de estratégia virtual e relevância, nós programamos as ações que podem ser desempenhadas dentro da aplicação, como menus interativos, forma de navegação do usuário, animações, informações que seriam disponibilizadas, dentre outras. No caso do APP Mobile para FGR, a ideia foi disponibilizar um menu que fosse intuitivo e facilitasse a navegação pelo modelo 3D do empreendimento. Também seriam disponibilizados dados como número da quadra, número do lote, metragem e áreas, valor do terreno e status do imóvel (vendido/reservado/disponível).





DESIGN E ARTE
Aplicando materiais, iluminação e áudio
Na fase de design e arte é quando programamos os shaders, escolhemos os materiais, testamos tipos de iluminação e introduzimos elementos de áudio.
Essa fase era um ponto sensível para uma aplicação App Mobile, pois precisaríamos atingir um equilíbrio entre nível de detalhes e a taxa de FPS (frames per second) para não prejudicar a experiência de uso.
No aplicativo, o usuário teria uma visão “Bird Eye” (visão de pássaro) – posição de câmera que simula a visão de um pássaro em vôo. Por ser um ângulo de câmera que fica mais afastado do assets modelados, trabalhamos shaders e materiais mais simples, otimizando o processamento gráfico e suavizando a navegação pelo modelo. Fizemos a opção por uma iluminação natural diurna de um dia de sol e adicionamos alguns elementos de áudios para reforçar ações executadas.




ESMERO
Apuro gráfico e refino de programação
A última fase da nossa metodologia, o esmero, é quando analisando da maneira cuidadosa todo o trabalho desenvolvido com o objetivo de otimizar a aplicação, mapeando possíveis problemas e aprimorando a programação para garantir a relevância da experiência final.
O App Mobile foi otimizado para garantir uma boa experiência gráfica com fluidez no movimento e simplicidade na execução das ações. Nessa fase também conferimos os dados inseridos para garantir a sua integridade.
Conforme mencionado, o App Mobile foi um projeto piloto, que em um primeiro momento tinha o objetivo de espelhar os dados da tabela de vendas. Com o tempo, o nível de complexidade dos dados poderia ser aumentado de acordo com os objetivos do cliente.




RESULTADOS
O objetivo de criar uma aplicação que agregasse inovação e proporcionasse uma experiência relevante na compra e venda de terrenos em um loteamento da FGR foi atingido.
O App Mobile proporcionou a vantagem do cliente ter o acesso constante a uma apresentação interativa com qualidade gráfica e a dados do empreendimento ao longo da sua jornada de compra. Ao corretor, ele proporcionou a possibilidade de utilizar a apresentação como uma tabela de vendas interativa, mesmo fora do stand de vendas.
DESENVOLVA
EXPERIÊNCIAS
RELEVANTES.
SEJA VISIBLE!