CASE
COZINHA CANTUÁ

SOLUÇÃO

APLICAÇÃO

Software 3D
CLIENTE

Cantuá
ANO

2019
DEVICE

Desktop e Laptop

ESTRATÉGIA VIRTUAL E RELEVÂNCIA

Ambiente virtual interativo

A estratégia virtual de desenvolvimento do Software 3d para a Cantuá Ideias em Perspectiva foi montada com o objetivo de proporcionar ao cliente a possibilidade de simular opções de design de interiores.

Dessa forma, decidimos desenvolver um aplicativo interativo tridimensional que funcionasse como um ambiente virtual onde fosse possível simular e testar, em tempo real, uma variedade de mobiliários, acabamentos e texturas.

 

 A aplicação é direcionada para desktops e laptops, uma vez que precisamos de um maior processamento gráfico dos devices para obtermos o nível de realismo que a experiência requer.

Kitchen Unreal Render
Kitchen Unreal Render

DESENVOLVIMENTO TÉCNICO

Modelando os assets e programando as ações

A primeira etapa no desenvolvimento técnico é a modelagem 3D e refinamentos dos assets que farão parte da aplicação.

 

Para esta aplicação, além do modelo 3d de base, modelamos e otimizamos uma diversidade de objetos e incluímos uma variedade de texturas de acabamento. O objetivo era permitir ao cliente experimentar em tempo real diversas formas de compor e decorar o espaço, simulando diferentes tipos de mobiliário e acabamento.

Terminada a etapa de modelagem, inicia-se a fase de programação das ações. A partir dos objetivos traçados na etapa de estratégia virtual e relevância, nós programamos as ações que poderão ser desempenhadas dentro da aplicação, como menus interativos, forma de navegação do usuário, animações e dados a serem disponibilizados.

 

No caso do Software 3d para a Cozinha Cantuá, adicionamos um menu com comandos gamificados onde o usuário utilizaria setas do teclado e botões do mouse para navegar e executar suas ações. 

Kitchen Sketchup Model
Kitchen Sketchup Model

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Bench Sketchup Model
Bench Sketchup Model

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Kitchen Sketchup Model
Kitchen Sketchup Model

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Kitchen Unreal
Kitchen Unreal

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Kitchen Unreal Blueprint 01
Kitchen Unreal Blueprint 01

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Kitchen Unreal Blueprint 02
Kitchen Unreal Blueprint 02

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Kitchen Unreal
Kitchen Unreal

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DESIGN E ARTE

Aplicando materiais, iluminação e áudio

Na fase de design e arte é quando programamos os shaders (comportamento dos materiais em real-time), escolhemos os materiais, testamos tipos de iluminação e introduzimos elementos de áudio.

 

Essa aplicação tinha o objetivo de apresentar um espaço arquitetônico e produtos, portanto a qualidade gráfica da experiência era um ponto sensível. Como o software 3d estava sendo desenvolvido para desktops e laptops, isso nos permitiria utilizar recursos de uma GPU (graphics processing unit) para atingirmos uma qualidade gráfica superior sem comprometer a taxa de frames per second (FPS) – responsável pela fluidez do movimento no ambiente virtual. 

Nesse case, a arquitetura e decoração seriam protagonistas, logo era importante dar uma atenção especial para detalhes que valorizassem o ambiente e amplificassem a qualidade da experiência. Testamos tipos de iluminação, experimentamos temperaturas de cor e estudamos interações entre luz natural e artificial, buscando valorizar o espaço e permitir uma melhor simulação de texturas e materiais.

 

A intenção era criar um ambiente que funcionasse como uma espécie de mostra de decoração virtual interativa. Além da arquitetura, também foi trabalhada a composição do ambiente, com a escolha de paisagismo e adornos que gerassem uma sensação de conforto e realismo.

Kitchen Unreal Light
Kitchen Unreal Light

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Kitchen Unreal Reflection
Kitchen Unreal Reflection

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Kitchen Unreal Lit
Kitchen Unreal Lit

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Kitchen Unreal Light
Kitchen Unreal Light

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ESMERO

Apuro gráfico e refino de programação

A última fase da nossa metodologia, o esmero, é quando analisando da maneira cuidadosa todo o trabalho desenvolvido com o objetivo de otimizar aplicação, mapeando possíveis problemas e aprimorando a programação para garantir a relevância da experiência final.

Fizemos um refinamento da aplicação para garantir a intuitividade na execução dos comandos e a qualidade dos detalhes arquitetônicos. Para aumentar o realismo da experiência, adicionamos elementos sutis, mas que fazem a diferença, como uma iluminação no dispenser de água da geladeira.

O cuidado com os detalhes é algo intrínseco da VisibleBits. Nós avaliamos desde o propósito inicial quais os pontos que farão a diferença na relevância e valor gerado pela experiência.

Fridge Light Unreal
Fridge Light Unreal

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Fridge Detail Light Unreal
Fridge Detail Light Unreal

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Fridge Light Unreal
Fridge Light Unreal

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RESULTADOS

O objetivo de proporcionar ao cliente uma experiência virtual que o permitisse simular ideias e possibilidades de projeto foi atingido.

 

Criamos uma aplicação onde o usuário consegue experimentar o espaço, trocar mobiliários, acender ou apagar uma luz, simular materiais, observar texturas e detalhes de perto, deixando-o à vontade para personalizar e explorar o ambiente conforme suas preferências pessoais.

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