Cube-Digital-Twins.png

DIGITAL TWINS E METAVERSO INDUSTRIAL

O QUE É?

Os Digital Twins, ou gêmeos digitais, são réplicas virtuais de assets do mundo real que simulam de maneira fiel os seus princípios físicos e o seu comportamento dentro de um ambiente virtual.
 

*Case ilustrativo não proprietário da VisibleBits

POR QUE UTILIZAR?

Os Digital Twins proporcionam uma vantagem competitiva de longo prazo para organização e facilitam a promoção de inovações, análises, melhorias de produtividade e mitigação de riscos.

Benefícios dos Digital Twins

Com os Digital Twins, é possível desenvolver simulações em tempo real sincronizadas com o mundo físico. 

Por ser um ambiente virtual, é possível que colaboradores espalhados em diversas localizações interajam e colaborem de maneira remota em uma maquete virtual do ambiente físico da empresa, planta industrial ou escritório.

Teste ilimitados de situações hipotéticas possibilitam que problemas sejam diagnosticados e solucionados com antecedência. Os dados gerados e a possibilidade de monitoramento contínuo proporcionam aumento da produtividade e melhoria de eficiência,  reduzindo os custos operacionais. 

Com os digital twins é possível simular cenários críticos, melhorando a compreensão de exposição ao risco de acidentes de trabalho in loco. 

Os Digital Twins também possibilitam que as empresas testem e validem produtos ou linhas de produção inteiras antes mesmo delas existirem no mundo real, o que diminui o tempo de execução do projeto e uma maior assertividade na tomada de decisões. 

Eficácia dos Digital Twins

Os Digital Twins fornecem informações, tanto numéricas quanto visuais, que ajudam designers, engenheiros e outras partes interessadas a visualizar projetos e dados de maneiras nunca antes possíveis, levando a insights sobre como atingir melhores resultados em menos tempo. As grandes empresas já estão com seus olhos voltados para os Digital Twins, produzindo alguns resultados práticos, como:

  • 20% mais rápido time-to-market devido à ferramenta de design de armazém simplificada e automatizada (a criação de uma estrutura de armazém diminuiu de 12 semanas para 2 horas) (globallogic.com)

  • 85% de redução na força de trabalho necessária para processos de projeto (globallogic.com)

  • Intensidade de teste aumentadas em até 10x (globallogic.com)

  • Aceleração de definição de processos críticos em até 30%
     

QUAIS INDÚSTRIAS PODEM SE APROVEITAR?

Os digital twins podem ser utilizados para criar réplicas digitais de produtos, processos (linhas de produção), complexos industriais ou cidades inteiras (smart cities). Com a utilização de (IoT) para vincular o modelo à sua contraparte física e entender como a entidade muda ao longo do tempo, essa tecnologia já está sendo aplicada nos seguintes setores:

  • Construção

  • Mineração

  • Automotiva

  • Aeronáutica

  • Logística

  • Medicina e Saúde

  • Manufaturas em geral (linhas de produção)

*Case ilustrativo não proprietário da VisibleBits

METODOLOGIA VISIBLEBITS

ESTRATÉGIA VIRTUAL E RELEVÂNCIA

A primeira etapa do processo é definir de maneira clara o propósito e resultados desejados com os Digital Twins. A montagem da estratégia virtual visa a garantir a relevância da experiência.

No caso dos Digital Twins, deve ser levado em consideração:

  • Propósito

  • Objetivos e metas

  • Quantidade de assets modelados

  • Nível de detalhes gráficos

  • Programação para interoperabilidade

  • Seleção de dados

  • Montagem do time de TI: segurança, IoT e gerenciamento de dispositivos

  • Devices e softwares

DESENVOLVIMENTO TÉCNICO

No desenvolvimento técnico é quando fazemos toda a modelagem 3D e refinamentos dos assets que serão a representação virtual dos Digital Twins.

 

Em paralelo à modelagem tridimensional, fazemos uma análise e programação de todas as ações que o asset físico desempenha. Desta forma, criamos uma interoperabilidade dos softwares envolvidos assegurando a replicação e sicronicidade em tempo real do comportamento dos assest fisicos no mundo virtual.

DESIGN E ARTE

Na fase de design e arte é quando programamos os shaders (comportamento dos materiais em real-time), escolhemos os materiais, testamos tipos de iluminação e introduzimos elementos de áudio. Essa fase é sensível para a experiência virtual ser bem-sucedida pois é necessário realismo dos elementos (polimento, porosidade, anisotropia, reflexos, etc.) e velocidade no processamento de dados.

Trabalhamos com plataformas desenhadas para este uso (Nvidia Omniverse e Unreal Engine) que possibilitam também a criação de uma interface gráfica que seja amigável para as pessoas que não tenham um background na área da programação.

ESMERO

A última fase da nossa metodologia, o esmero, é quando analisando de maneira cuidadosa todo o trabalho desenvolvido com o objetivo de otimizar a aplicação, mapeando possíveis problemas e aprimorando a programação. O cuidado com os detalhes é algo intrínseco à VisibleBits e visa garantir a relevância da experiência final.

A implementação de um Digital Twins em uma empresa é algo que demanda uma equipe multidisciplinar composta por técnicos da VisibleBits e responsáveis de cada área da empresa. Estamos presentes em cada análise de interoperabilidade e otimização de processos para garantir a qualidade final da experiência de virtualização da empresa.

CONCLUSÃO

À medida que a adoção dos Digital Twins aumenta na indústria e nas cidades, as partes interessadas poderão cada vez mais se comunicar e colaborar em um ambiente de dados compartilhados, o que simplificará a maneira como trabalhamos em projetos e reduzirá o número de erros que ocorrem.

Isso não apenas permitirá trabalhar em equipes por meio de locais remotos a qualquer momento, mas também possibilitará um compartilhamento de dados em níveis nunca antes vistos. Esses dados vão garantir uma vantagem competitiva de longo prazo para a organização, além de facilitar a promoção de inovações, análises, melhorias de produtividade e mitigação de riscos.

Caso você esteja interessado em criar Digital Twins de seus assets,, sinta-se à vontade para entrar em contato com o VisibleBits no e-mail contato@visiblebits.com.

Para ficar atualizado sobre tendências de mercado, aplicações práticas e dados do setor, assine nossa newsletter, acompanhe nosso blog Visible Radar e nos siga em nossas redes sociais.
 

DESENVOLVA
EXPERIÊNCIAS
RELEVANTES.

SEJA VISIBLE!

Conheça nosso blog

Fique atualizado das novidades e tendências no mundo da realidade virtual, Metaverso, Digital Twins, entre outros assuntos do nosso VISIBLERADAR