Cube-Learning.png

TREINAMENTO E APRENDIZADO VIRTUAL

O QUE É?

A realidade virtual e aumentada vem se consolidando como ferramentas com utilidade muito além do mundo dos games. A cada ano, elas estão mais presentes e entregando cada vez mais resultados no mundo empresarial. 

Nossa solução de  treinamento e aprendizado virtual é uma experiência de aprendizado imersiva em ambiente virtual que recria situações da vida real e simula desafios de aprendizado e trabalho, ao mesmo tempo que fornece dados para análise e geração de insights. 

Os últimos anos nos mostraram que a evolução dos treinamentos virtuais está ocorrendo de maneira acelerada dentro das organizações e queremos te ajudar a implementar essa solução em sua empresa.
 

* Case ilustrativo não proprietário da VisibleBits

POR QUE UTILIZAR?

O treinamento e aprendizado virtual promove uma experiência realista que permite o treinamento prático e eficaz de habilidades das mais simples, às mais complexas. 

Benefícios do treinamento em VR


As tecnologias tridimensionais possibilitam que transformemos em software qualquer conhecimento ou situação do mundo real. Assim, é possível criar uma experiência audiovisual tridimensional que deixa a pessoa imersa em um ambiente totalmente seguro e livre de distrações, onde ela pode aprender na prática, sem medo de errar.

Com a utilização de headsets de realidade virtual ou aumentada, conseguimos padronizar o treinamento de todas as pessoas, independente de sua localização, com o aluno ou colaborador em uma cidade executando o mesmo treinamento que outro em outra localização distante. 

Com o treinamento virtual também conseguimos gerar dados (data analytics) que possibilitam uma melhor gestão do conhecimento e um aprimoramento constante. Por exemplo, é possível monitorar com mais facilidade as dificuldades das pessoas na execução das tarefas propostas e dar feedbacks com maior assertividade. 

Como é um treinamento virtual, a pessoa pode executá-lo quantas vezes achar necessário, melhorando a retenção do conhecimento e permitindo que a pessoa fique mais à vontade para aprender. Nosso treinamento virtual usa princípios dos games, o que torna a experiência mais divertida, aumenta o engajamento e comprometimento da equipe e, consequentemente, promove uma melhora nos resultados.

Em resumo, o Treinamento e Aprendizado Virtual fornece um ambiente seguro, padronizado, com grande potencial de escalabilidade, e que pode ser  realizado em qualquer lugar. Além disso, ele gera dados (data analytics) que permitem um melhor acompanhamento e aprimoramento contínuo.

Eficácia do Treinamento e Aprendizado Virtual

O treinamento em realidade virtual e aumentada é algo que ganhando cada vez mais força dentro das empresa e alguns resultados práticos já podem ser comprovados, como:

  • Melhora do aprendizado: aumento de 76% na eficácia do aprendizado em relação à métodos tradicionais de ensino (Siemens Healthcare)

  • Aumento da conexão com o conteúdo: alunos se sentem 3,75 vezes mais conectado com o conteúdo do que em um treinamento tradicional

  • Aumento do foco: alunos conseguem ficar até 4 vezes mais focados em um ambiente de imersão

  • Aumento da confiança: alunos de treinamento virtual se sentem até 40% mais confiantes para executar uma ação que alunos de treinamento tradicional

  • Ganho de tempo: Treinamento virtual 4 vezes mais rápido que um treinamento tradicional
     

QUAIS INDÚSTRIAS PODEM SE APROVEITAR?

O Treinamento e Aprendizado Virtual pode ser aplicado de forma eficaz em diversos nichos e indústrias, desde varejo e assistência médica, até automotivo, logística e segurança. De maneira prática, qualquer treinamento tradicional pode ser transformado em um treinamento virtual. A seguir, temos exemplos tangíveis de como os programas de treinamento em realidade virtual podem beneficiar o trabalho em inúmeros setores:

  • Varejo

  • Construção Civil

  • Mineração

  • Manufaturas

  • Medicina e saúde

  • Segurança e emergência

  • Logística

  • RH
     

* Case ilustrativo não proprietário da VisibleBits

METODOLOGIA VISIBLEBITS

ESTRATÉGIA VIRTUAL E RELEVÂNCIA

A primeira etapa do processo é definir de maneira clara o propósito e resultados desejados com o treinamento virtual. A montagem da estratégia virtual visa a garantir a relevância da experiência.   

No caso da do Treinamento e Aprendizagem Virtual, deve ser levado em consideração:

  • Objetivos e metas

  • Orçamento para investimento e tempo para desenvolvimento do treinamento

  • Quantidade de assets a serem modelados

  • Nível de detalhes gráficos

  • Nível de ações programadas

  • Quantidade de funcionários a serem treinados

  • Devices e softwares que atendem às necessidades da organização

  • Acompanhamento de resultados para aprimoramento.

DESENVOLVIMENTO TÉCNICO

No desenvolvimento técnico é quando fazemos toda a modelagem 3D e refinamentos dos assets que farão parte da aplicação. Terminada a etapa de modelagem, inicia-se a fase de programação das ações. A partir dos objetivos traçados na etapa de estratégia virtual e relevância, nós programamos as ações que podem ser desempenhadas dentro da aplicação, como menus interativos, forma de navegação do usuário, animações e dados a serem disponibilizados.

DESIGN E ARTE

Na fase de design e arte é quando programamos os shaders (comportamento dos materiais em real-time), escolhemos os materiais, testamos tipos de iluminação e introduzimos elementos de áudio. Essa fase é sensível para a aplicação pois, para a experiência virtual ser bem-sucedida, é necessário realismo dos elementos (polimento, porosidade, anisotropia, reflexos, etc.) e velocidade no processamento de dados. Isso garante que os movimentos dentro do espaço virtual aconteçam de forma instantânea e fluida, assim como no mundo real.

ESMERO

A última fase da nossa metodologia, o esmero, é quando analisando de maneira cuidadosa todo o trabalho desenvolvido com o objetivo de otimizar a aplicação, mapeando possíveis problemas e aprimorando a programação. O cuidado com os detalhes é algo intrínseco à VisibleBits e visa garantir a relevância da experiência final.


 

CONCLUSÃO

Realidade Virtual e treinamento podem trazer inúmeros benefícios para as empresas prepararem seus funcionários de forma eficaz. Por ser um treinamento que permite flexibilidade e escalabilidade, ele acaba sendo um treinamento mais inclusivo e fácil de padronizar. Além disso, é realizado um ambiente livre de riscos e que possibilita a repetição ilimitada, deixando o aluno seguro e confiante.

Caso você esteja interessado em implementar um programa de treinamento em realidade virtual, sinta-se à vontade para entrar em contato com o VisibleBits no e-mail contato@visiblebits.com

Para ficar atualizado sobre tendências de mercado, aplicações práticas e dados do setor, assine nossa newsletter, acompanhe nosso blog Visible Radar e nos siga em nossas redes sociais.

DESENVOLVA
EXPERIÊNCIAS
RELEVANTES.

SEJA VISIBLE!

Conheça nosso blog

Fique atualizado das novidades e tendências no mundo da realidade virtual, Metaverso, Digital Twins, entre outros assuntos do nosso VISIBLERADAR